O que a poluição nas águas pode causar ?

             A água que pode ser consumida sem risco para a saúde está extinta na Terra. Isso se deve ao fato que, com o passar dos anos, esse bem tão importante para toda espécie de vida, vem sendo ameaçada pela poluição. 
             É interessante saber como e porque isso vem ocorrendo, e tomar medidas para a prevenção. Mas primeiro vamos saber o que seria uma água potável, ou seja, própria para o consumo. 
             O homem usa a água para diversas coisas:

  -Necessidades domésticas: para beber, preparar alimentos, cuidar da higiene pessoal, etc. Como uso público é utilizada para a limpeza e irrigação de parques e jardins, prevenção de incêndios, e na recreação (piscinas), etc. 
  -Na indústria, a água é usada para gerar energia, mover máquinas, fabricar bebidas e alimentos, etc. 
  -No meio rural é utilizada para a irrigação de plantações e a criação de animais. 



Os principais responsáveis pela poluição são:
- Acidentes marítimos envolvendo o petróleo, esse pode vazar de poços submarinos e de navios, e provocar acidentes biológicos prejudicando enorme quantidade de plantas, peixes e aves marinhas; 

-  A ausência de tratamento de esgotos domésticos e industriais. Esses esgotos chegam aos rios e lagos, poluindo os. A solução seria o tratamento, mas como é um pro¬cesso muito caro é ainda pouco usado em nosso país; 

- Os agricultores usam os fertilizantes agrícolas nas plantações que são carregados pelas águas das chuvas; 

- Os materiais orgânicos sintéticos que são lançados nos lagos, rios e mares como plásticos, detergentes, sol¬ventes, tintas, inseticidas etc.; 

- O lançamento de compostos inorgânicos nos lagos, rios e mares feito pelas indústrias, como ácidos, bases e sais. Os que oferecem maiores perigos são os com¬postos de metais pesados (Cu, Zn, Pb, Cd, Hg etc.), temos um exemplo: a poluição de mercúrio, provocada por garimpeiros que buscam ouro. 



            A grande concentração humana nas cidades também é responsável por uma parte importante da contaminação. Ali surgem verdadeiros rios de esgoto que arrastam resíduos sólidos.